segunda-feira, 2 de março de 2015

Boletim 212.

ABRINDO E FECHANDO A PORTEIRA.
 O Amor.
Não consigo fugir do assunto. Fiquei com vontade de olhar para os boletins anteriores e conferir quantas vezes escrevi sobre ele. Acontece que ele é o segredo do Mundo, e por segredo a gente custa muito a desvendar.
Nada deve ser feito sem amor. Principalmente aquilo que é desagradável, mas necessário fazer. Outro dia o esgoto da fazenda entupiu, e não poderia contar com mais ninguém. Era comigo mesmo. Sentei num banco para pensar por onde começar. Sabem aquela concentração do atleta antes de enfrentar o obstáculo? Nem luvas apropriadas eu possuía, e conferi as mãos se havia algum ferimento. Sabia que seria desagradável, mas fiz com amor durante uma tarde inteira. Não deu certo, e continuou entupido. Não reclamei, sem perder a calma por um momento sequer. Afirmo que tudo se deve ao fato de ter começado alimentado pelo amor. Parece fácil, mas não é. Tentem um dia.  

O Marco de Sesmaria.

Ele está plantado na esquina da Fazenda da Quinta, origem da minha família Pereira da Silva, em campos desmembrados da Légua da Flor da Praia, originária da família Centeno. Esta peça, hoje histórica, tem quatro metro de comprimento, e para ser transportada era necessário dez homens. Assim me contava meu Papai, Mário Silva Azambuja. Naquela época não havia aramados, e as propriedades eram demarcadas nos seus quatro cantos, por marcos de sesmarias, iguais ao que ostenta a foto acima.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galo Velho

Camaquã, Rio Grande do Sul, Brazil
Fundado em 05/07/1980, assim foi escrito em sua 1ª página do 1º Livro: “O que importa neste GALPÃO é que cada um saiba ser irmão do outro. Aqui terminou o patrão e o empregado; o pobre e o rico, o branco e o preto; o burro e o inteligente; o culto e o ignorante. Aqui é a INVERNADA DA AMIZADE e tem calor humano como tem calor de fogo. Nosso Galpão nem porta têm, está sempre aberto para quem buscar um abrigo. Neste Galpão os corpos cansados da lida diária encontrarão sempre um banco para descansar, e um mate amargo para a sede matar. Aqui o frio do Minuano não encontra morada, temos toda a Sant’Anna irmanada. A cada nascer de uma madrugada há de encontrar alguém aquentando fogo, buscando nas cinzas do passado, o Galo Velho que será, quando partir para a Invernada do Esquecimento. Ninguém será esquecido, se passar nesta vida vivendo como o nosso “Galo Velho” viveu, a todos querendo, sem nunca ter o mal no coração.”