domingo, 6 de fevereiro de 2011

Boletim 67

ABRINDO A PORTEIRA.
Fazenda da Santa Tereza - 4.
Permitam que comece com Balbino Marques da Rocha, no seu poema "Laço de quatro tentos", que diz lá no meio: "Do arreio fez o seu trono, da crença xucra o destino, abarbarado e teatino, mais teimoso que um gavião. Foi mais solto do que os ventos, mais livre que os pensamentos, mais sem dono do que o chão". Assim foi o grande gaúcho Lauro Azambuja, que em 1958 sofria um AVC, um edema pulmonar agudo e, mais uma embolia, tudo em menos de uma semana. Pois resistiu, e ao se recuperar, com o carinho da enfermeira Lili, encontrou nela a sua segunda esposa. Impossibilitado de trabalhar, felizmente encontrou no irmão e sócio, Cel. Dário Silva Azambuja, o amigo na hora difícil, passando a Fazenda da Santa Tereza à sua administração, e quando de sua morte, em 27 de novembro de 1973, não tendo deixado herdeiros diretos, Dário assumiu a posse da fazenda, após a partilha dos seus bens, entre os herdeiros colaterais.

GALPÃO.
Tio Dário no Galpão.
Esta visita está registrada lá num dos livros do Galo Velho, em data que já se perde no tempo. Ele entrou com um rebenque na mão direita, seguro pelo dedo "Pai de Todos", dizendo que assim seu pai, e meu avô Ney o carregava. Presenteou-me aquela peça preciosa, feitio do velho Ato Azambuja Barbosa, e que hoje faz parte do acervo das peças campeiras do meu filho, Luis Mário. Naquela mesma oportunidade contou-me no galpão, que o primeiro aramado construído no município de Camaquã, foi na Fazenda Flor da Praia, propriedade de Bellinho Netto, filho do caudilho Zeca Netto, e construído por um tal de Taborendengui.

HISTÓRIAS QUE ME CONTARAM.
Malaquias 3:3 - Uma história da Bíblia.
"E assentar-se-á como o fundidor e purificador da prata..."
Uma mulher de um grupo de Etudos Bíblicos dispô-se a descobrir aquele processo de refinamento da prata. Fez então contato com um ouríves, e foi assisti-lo a trabalhar.
Pegando um pedaço de prata, ele deixou-o a esquentar, explicando que deveria mantê-lo no centro da chama, onde é mais quente. Ela pensou em Deus, que muitas vezes nos expõe a situações quentes. Perguntou ainda ao artesão se ele precisava mesmo ficar sentado todo tempo na frente do fogo. Ele disse que sim, que além de segurar a prata, tinha que manter os olhos nela todo o tempo, pois poderia ser destruída. Ela fez nova pergunta: "Como você vai saber que a prata está totalmente refinada?" Sorrindo ele disse: "Ah, isso é fácil. É quando eu vejo a minha imagem refletida nela."
Lembre-se, que os olhos de Deus estão sobre você, e que Ele vai ficar cuidando de você, até que Ele veja a Sua imagem em você.

FECHANDO A PORTEIRA.
Segurando o amor.
É preciso que vocês prestem atenção no que vou escrever.
-Ele a ama. Ama profundamente, mas não lhe entrega aquele imenso amor que carrega dentro do peito. Pode? Eu vi, pois presto atenção na vida. Coisas de velho. Não é só ele. É um monte de gente, e espero que vocês não se encontrem entre elas. Certas pessoas julgam "preservar" dentro delas, aquilo que sabem ser "ouro alquímico", e que julgam sua propriedade. A diferença é que o amor não tem dono. Não nos pertence. Vejam que estou falando do verdadeiro amor, aquele sem egoísmo, portanto, de algo que é propriedade do outro, pois por direito, deve ser recebido por ele, que "construiu" aquele amor dentro de nós. Quem escreve viveu no tempo do "puro machismo", quando a arrogância e o egoísmo predominavam nas relações humanas. Sejam humildes, pois a entrega de nossos sentimentos não nos fará falta. Quanto mais se dá, mais se recebe. Uma lição de Cristo, que a humanidade está esquecendo.

Um comentário:

  1. Quando o homem souber do "verdadeiro amor" e fizer dele a sua vida, a evolução humana está completa ! Uma época de energia boa ! Ainda é distante. Pessoalmente, engatinho ! Será que a humanidade está evoluindo sob a ótica do amor? do humanismo....(não falo de qualquer outro tipo de evolução q. hoje se faz visível e fácil de ver!) Já discutimos isto outro dia. O homem está se afastando de Deus ! ...e este "amor verdadeiro" é o proprio Deus, intangível que habita dentro de cada um ! (Magrinho)

    ResponderExcluir

Galo Velho

Camaquã, Rio Grande do Sul, Brazil
Fundado em 05/07/1980, assim foi escrito em sua 1ª página do 1º Livro: “O que importa neste GALPÃO é que cada um saiba ser irmão do outro. Aqui terminou o patrão e o empregado; o pobre e o rico, o branco e o preto; o burro e o inteligente; o culto e o ignorante. Aqui é a INVERNADA DA AMIZADE e tem calor humano como tem calor de fogo. Nosso Galpão nem porta têm, está sempre aberto para quem buscar um abrigo. Neste Galpão os corpos cansados da lida diária encontrarão sempre um banco para descansar, e um mate amargo para a sede matar. Aqui o frio do Minuano não encontra morada, temos toda a Sant’Anna irmanada. A cada nascer de uma madrugada há de encontrar alguém aquentando fogo, buscando nas cinzas do passado, o Galo Velho que será, quando partir para a Invernada do Esquecimento. Ninguém será esquecido, se passar nesta vida vivendo como o nosso “Galo Velho” viveu, a todos querendo, sem nunca ter o mal no coração.”