sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Boletim 66

ABRINDO A PORTEIRA.
Fazenda da Santa Tereza - 3 -
Após a finalização da II Guerra Mundial, com o mundo desabastecido e destruído, os produtos primários tiveram bons preços, e a agropecuário gaúcha desenvolveu-se no cenário nacional e mundial. Corria o ano de 1946 quando a firma Luiz @ Azambuja absorvia o passivo de Adriano Scherer, e em 10 de julho de 1948 criava a grande firma Arrozeira Camaquense, juntamente com outros sócios. Então, acompanhei meu tio Lauro, a quem chamava de Pado, desenvolver seus negócios, principalmente da criação do gado hereford, marca principal da Fazenda Santa Tereza, que ainda hoje meus primos, Ney Artur e Paulo Azambuja, aprimoram cada vez mais. A vida, entretanto, com suas surpresas, no ano de 1949 tirava a vida da sua esposa Maria, com a idade de 44 anos. O casal, que não tinha filhos, residira sempre na Santa Tereza, naquela faina diária de um fazendeiro exponencial, e uma companheira dedicada ao lar. Lauro viúvo estabeleceu residência em Camaquã, já contando com a participação do irmão Dário, que comandava na época a 1ª Divisão de Levantamento em Porto Alegre, no posto de Coronel.

GALPÃO.
Dentro de mim.
Sei que o tema não é galponeiro, mas só tenho este espaço. Acabo de ler um livro, cujo título é oposto ao meu, e ali vi o estrago interior em uma pessoa, que não sabe amar. A autora inclusive questiona a definição do que seja o amor, e diz claramente que não consegue atingir a essência do amor. Perdoem que este "imberbe" dê sua opinião sobre o amor entre duas pessoas, já que existem outros, e muitos outros amores.
Da maneira mais material possível, o que já é um erro, amor é uma sociedade entre duas pessoas. São 100 cotas, onde cada um deve colocar 50 cotas. Mantendo este equilíbrio viverão felizes por toda a vida. Quando um tiver colocado 75 cotas, deixando ao outro só as 25 restante, acenderá uma luz vermelha.
Parece fácil, mas não é. Parto do princípio que Deus habita em mim, e eu não poderia desmerecer o seu amor, doando a quem quer que seja, mais do que a minha metade. Creio mesmo que a Ele pertencem todas as minhas 100 cotas. Será por esta razão, que os padres católicos devem permanecer em celibato?

HISTÓRIAS QUE ME CONTARAM.
"Férias hospitalares".
Esta eu conto, pois aconteceu comigo. Operei uma hérnia inguinal no Hospital Mãe de Deus. Mãe de Deus, que atendimento de primeiro mundo! Posso dizer que é um hotel de muitas estrelas. Claro, é necessário vencer aquele "medinho", que nos assalta, quando pelados sob aquele avental mal fechado. Mas afirmo, não há risco, quando a coisa é pequena. Mas conto. Na entrada muitas perguntas e questionários a serem respondidos, como fazem os hotéis. Depois da operação vamos à peça de "recuperação", muito movimentada e até divertida, se estivermos acordados com uma raquianestesia. Claro que se passa fome nas primeiras 24 horas, comendo só gelatina. Gelatina se come? Depois é descansar, logicamente, se nos sentirmos à salvo.

FECHANDO A PORTEIRA.
Cada um, cada um!
Sobre este título deveria começar falando em RESPEITO, mas vou me referir àquilo que acontece no nosso dia a dia. Quantas e quantas vezes nos defrontamos com nossos semelhantes, principalmente nossos parentes e amigos mais próximos, querendo que eles sejam diferente daquilo que se nos apresentam. Quantas vezes, um gesto ou uma opinião, nos faz entrar em conflito com o outro. Acontece comigo, não deve ser diferente de vocês. Será que se RESPEITARMOS aquele gesto ou aquela opinião, as coisas não ficariam mais fáceis? Muitos me retrucarão - e a minha personalidade onde fica? Meu silêncio pode representar concordância. Pois creio que exatamente podemos dizer - não concordo contigo, mas te respeito. Isto irá fazer bem ao outro, mas muito mais a nós mesmos.

Um comentário:

  1. Adoro teu blog com tuas filosofadas, "cada um, cada um" esta a tua cara!É por isso que te admiro tanto e sempre vais ser meu exempo para minha vida toda!
    Te amo do fundo do coração!!!!
    ...sujeitinho!

    ResponderExcluir

Galo Velho

Camaquã, Rio Grande do Sul, Brazil
Fundado em 05/07/1980, assim foi escrito em sua 1ª página do 1º Livro: “O que importa neste GALPÃO é que cada um saiba ser irmão do outro. Aqui terminou o patrão e o empregado; o pobre e o rico, o branco e o preto; o burro e o inteligente; o culto e o ignorante. Aqui é a INVERNADA DA AMIZADE e tem calor humano como tem calor de fogo. Nosso Galpão nem porta têm, está sempre aberto para quem buscar um abrigo. Neste Galpão os corpos cansados da lida diária encontrarão sempre um banco para descansar, e um mate amargo para a sede matar. Aqui o frio do Minuano não encontra morada, temos toda a Sant’Anna irmanada. A cada nascer de uma madrugada há de encontrar alguém aquentando fogo, buscando nas cinzas do passado, o Galo Velho que será, quando partir para a Invernada do Esquecimento. Ninguém será esquecido, se passar nesta vida vivendo como o nosso “Galo Velho” viveu, a todos querendo, sem nunca ter o mal no coração.”