quarta-feira, 4 de junho de 2014

Boletim 176.

ABRINDO A PORTEIRA.
De volta ao LAR.
Jane e eu retornamos. Por mais que eu busque uma definição de LAR, não encontro. Creio que nele reside a essência do verdadeiro AMOR. Os dicionários definem como: casa de habitação, parte da cozinha onde se acende o fogo, terra natal, pátria, família. Uma definição tão ampla que me leva ao conceito de Universo. Ainda prefiro ficar com o conteúdo de meus objetos pessoais do dia a dia, de minha rotina familiar, de minha convivência amorosa, dos pequenos aborrecimentos diários, e das constantes esperanças do amanhã. Sei que pouca coisa me pertence, mas certamente meu LAR é indestrutível, como o Universo que nos rodeia, pois tudo é fruto do AMOR. 

GAPÃO.
Mais que os riscos das sombras que o fogo fez, mais que o amor materno da cadela Keka aleitando, e além das chaleiras pretas a água do mate aquentando, fica a saudade de quem não te desfruta há mais de um mês.

HISTÓRIA QUE ME CONTARAM.
"Amigo vale mais do que qualquer dinheiro".
Essa frase ouvia constantemente de meu avô paterno, Ney Xavier Azambuja. Tanto, que perguntei um dia para meu Pai, porque o Vovô repetia tanto aquela frase. Ele me contou assim:
"Na Revolução de 1893, chamada de Revolução da Degola, Papai e o Tio Estácio Xavier Azambuja, grande caudilho de Bagé, fugindo de um piquete do Gal. Zeca Netto, e com os cavalos já cansados, sentiram que seriam aprisionados. Tio Estácio disse ao Papai:
- Ney, estamos perdidos, e não será esta dinheirama que carregamos em nossas guaiacas, que irá salvar nossas vidas. Ao que Papai lhe respondeu:
- Pois te enganas, ainda tenho amigo. Vamos entrar na Fazenda da Lavoura, de meu amigo Gabriel Francisco Garcia onde estaremos à salvo. Tio Estácio retrucou:
- Estás louco! Ele é pica-pau (os republicanos), e nosso adversário político!
- Pode ser, mas é meu amigo, retrucou o  Papai.
Assim eles foram salvos pelo amigo que os homiziou. Imagina meu filho o tamanho daquela amizade, numa época em que os ideais políticos jogava irmão contra irmão, e filho contra pai".

FECHANDO A PORTEIRA.
Um homem jamais se anula ao se afastar de seu trilho, na oferta de seu amor. O destino nos reserva uma eterna conquista, ou até reconquista, na dedicação a quem se ama, pois não existe amor velho, ele estará sempre renascendo...


Um comentário:

  1. Como é bom saber que estão de volta ao Lar. saiba meu amado Irmão que estivemos em cadeia de pensamentos no sentido que tudo fosse leve e de bom resultado. Beijão ao irmão e a Jane.

    ResponderExcluir

Galo Velho

Camaquã, Rio Grande do Sul, Brazil
Fundado em 05/07/1980, assim foi escrito em sua 1ª página do 1º Livro: “O que importa neste GALPÃO é que cada um saiba ser irmão do outro. Aqui terminou o patrão e o empregado; o pobre e o rico, o branco e o preto; o burro e o inteligente; o culto e o ignorante. Aqui é a INVERNADA DA AMIZADE e tem calor humano como tem calor de fogo. Nosso Galpão nem porta têm, está sempre aberto para quem buscar um abrigo. Neste Galpão os corpos cansados da lida diária encontrarão sempre um banco para descansar, e um mate amargo para a sede matar. Aqui o frio do Minuano não encontra morada, temos toda a Sant’Anna irmanada. A cada nascer de uma madrugada há de encontrar alguém aquentando fogo, buscando nas cinzas do passado, o Galo Velho que será, quando partir para a Invernada do Esquecimento. Ninguém será esquecido, se passar nesta vida vivendo como o nosso “Galo Velho” viveu, a todos querendo, sem nunca ter o mal no coração.”