segunda-feira, 24 de março de 2014

Boletim 166.

ABRINDO E FECHANDO A PORTEIRA.
Conhece a ti mesmo.
Sem ainda me conhecer ao todo, conheço pessoas que se desconhecem completamente. São aquelas que se julgam isentas de qualquer erro, e se julgam perfeitas. Sabem tudo, e são incapazes de admitir que outra pessoa saiba mais do que elas. Não se trata de vaidade pessoal, muito pelo contrário, psicologicamente elas buscam esconder os seus defeitos, na triste missão de querer convencer o outro com seus argumentos errados. Nas discussões são incapazes de ouvir o interlocutor, e mesmo permanecendo em silêncio, não estão escutando o que o outro diz, atentas às suas vozes interiores buscando suas justificativas. São incapazes de evolução. Já convivi com pessoas assim, e normalmente as taxo de egoístas, e egoísmo é um vício que destrói a alma humana. Desconhecem o que seja humildade...


Humildade vem do latim umilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas, e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso, ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas.
Albert Einstein confessa que "por detrás da matéria há algo de inexplicável".
Humildade também não significa ter de se rebaixar para as outras pessoas, mas sim reconhecer e admitir suas falhas.
Do ponto de vista da filosofia, Immanuel Kant afirma que a humildade é a virtude central da vida, uma vez que dá uma perspectiva apropriada da moral.
Com a mesma humildade que recebo uma crítica, recebo um elogio!
A virtude que dá o sentimento de exatidão da nossa fraqueza.
Ter humildade é saber perder e saber vencer, ver a simplicidade nas coisas.

* Frases da Internet - Wikipédia e Dicionário inFormal.

Concordem comigo: todos estamos repletos de erros, pois não existe ninguém perfeito neste mundo, ou melhor, as criancinhas nascem perfeitas, e até certa idade permanecem inocentes. Daí que: "Delas será o Reino de Deus".
Nós adultos é que devemos nos cuidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galo Velho

Camaquã, Rio Grande do Sul, Brazil
Fundado em 05/07/1980, assim foi escrito em sua 1ª página do 1º Livro: “O que importa neste GALPÃO é que cada um saiba ser irmão do outro. Aqui terminou o patrão e o empregado; o pobre e o rico, o branco e o preto; o burro e o inteligente; o culto e o ignorante. Aqui é a INVERNADA DA AMIZADE e tem calor humano como tem calor de fogo. Nosso Galpão nem porta têm, está sempre aberto para quem buscar um abrigo. Neste Galpão os corpos cansados da lida diária encontrarão sempre um banco para descansar, e um mate amargo para a sede matar. Aqui o frio do Minuano não encontra morada, temos toda a Sant’Anna irmanada. A cada nascer de uma madrugada há de encontrar alguém aquentando fogo, buscando nas cinzas do passado, o Galo Velho que será, quando partir para a Invernada do Esquecimento. Ninguém será esquecido, se passar nesta vida vivendo como o nosso “Galo Velho” viveu, a todos querendo, sem nunca ter o mal no coração.”