domingo, 18 de agosto de 2013

Boletim 139

ABRINDO A PORTEIRA.
"Seja feita a Vossa vontade".
Sei que poucos oram. Então estarei me referindo, mais do que aos outros. Interpreto o Pai Nosso como uma oração de resignação. O Silveira Bueno diz que resignação é a coragem para enfrentar a desgraça, pois afirmo que é nesta hora, que maioria lembra de rezar. Pior é que por sofrerem, rezam com tristeza, quando a oração deve ser alegre. Não consigo rezar sem sorrir. Por que levar ao Pai nossas tristezas? Julgo que mais temos recebido dEle, do que nos tenha tirado. Concluo, que só quem nos dá tem direito de nos tirar.

GALPÃO.
Meus ancestrais.
Creio que o texto encontrado em um velho arquivo já tenha sido publicado, mas velho está sempre repetindo. Lá no Galpão do Galo Velho cultivamos a imagem da nossa ancestralidade, pendurada no quarto do "Vô Mário". Assim deixo a foto de meus quatro avós, lembrando que "somos" porque os cultivamos, pois os marginais ignoram o nome dos próprios pais. Abaixo um poema de Apparício da Silva Rillo, que ao meu juízo é o melhor de todos.










Vovô Ney Xavier Azambuja e vovó Fustina Pereira da Silva Azambuja, meus avós paternos. Na outra foto, vovô Adolfo Luiz Pereira da Silva e vovó Anna América Centeno da Silva, meus avós maternos. Apresentei outro dia as minhas "crianças", agora os mais velhos.

Sucessão.
Ser não é ter sido, ou perceber-se na estampa dos retratos dos avós.
É estar além do vidro das molduras, numa projeção muito além do próprio ser.

Guardo armas no meu íntimo armorial, brasões de sangue do meu velho clã.
Minhas batalhas são as vésperas de hoje, na projeção imprevisivel do amanhã.

Ter sido não é ser, ou apegar-se ao veio e as raízes dos avós. É ser a rama que brotaram deles, para dar sombra aos que virão de nós.

FECHANDO A PORTEIRA.
Sem contar histórias vou fechando a porteira, com as bênçãos do Arquiteto dos Mundos, rogando por nosso amanhã pleno de PAZ e RESPEITO. 

3 comentários:

  1. Oi meu nome é Taylor Azambuja, neto de Orlandina Borge de Azambuja e Ney Silva Azambuja. Gostaria de saber se há alguma relação ou parentesco entre nós. Aguardo contato.

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome é Taylor Azambuja, neto de Ney Silva Azambuja (Neyzinho) e Orlandina Borge de Azambuja. Gostaria de saber se há alguma relação ou parentesco entre nós. aguardo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô primo Taylor. Teu pai além de meu tio, irmão de meu pai Mário, era meu amigo, e te conheci nenê. Gostaria de manter contato pessoal contigo, mas não achei o teu e-mail. Terei muito prazer em abraçar um filho do amigo e tio Neyzinho.

      Excluir

Galo Velho

Camaquã, Rio Grande do Sul, Brazil
Fundado em 05/07/1980, assim foi escrito em sua 1ª página do 1º Livro: “O que importa neste GALPÃO é que cada um saiba ser irmão do outro. Aqui terminou o patrão e o empregado; o pobre e o rico, o branco e o preto; o burro e o inteligente; o culto e o ignorante. Aqui é a INVERNADA DA AMIZADE e tem calor humano como tem calor de fogo. Nosso Galpão nem porta têm, está sempre aberto para quem buscar um abrigo. Neste Galpão os corpos cansados da lida diária encontrarão sempre um banco para descansar, e um mate amargo para a sede matar. Aqui o frio do Minuano não encontra morada, temos toda a Sant’Anna irmanada. A cada nascer de uma madrugada há de encontrar alguém aquentando fogo, buscando nas cinzas do passado, o Galo Velho que será, quando partir para a Invernada do Esquecimento. Ninguém será esquecido, se passar nesta vida vivendo como o nosso “Galo Velho” viveu, a todos querendo, sem nunca ter o mal no coração.”