domingo, 10 de março de 2013

Boletim 122

ABRINDO A PORTEIRA.
A Honestidade.
Outro dia um comerciante devolvendo meu troco: "Vou praticar um ato de honestidade devolvendo-lhe cinquenta reais, que me deu a mais". Respondi: "Estás fazendo mais bem a ti mesmo, do que a mim. Nossas virtudes não são intrínsecas, e só surgem após serem trabalhadas por nossas consciências, para depois as praticarmos, fazendo assim o nosso crescimento moral e espiritual". Não sei se aquele jovem comerciante me entendeu, mas certamente os leitores me entenderam.
  

GALPÃO.
A Querência dos Poetas Livres Vilmo Medeiros.
Nelson Bartz.
O parceiro Nelson partiu para a Invernada do Esquecimento, no  dia sete do corrente mês, com a idade de 59 anos, deixando esposa filhos e netos a prantear-lhe a morte. Nossa Querência estendeu a bandeira do Rio Grande em seu esquife, perfumando-o com uma coroa de flores. Nada mais restou além de guardar a lembrança de um bom chefe de família e querido amigo, na recordação de nossos muitos encontros campeiros. Pilchado ele baterá na porta do São Pedro, que lhe estenderá o pelego da paz. Abaixo, com seu eterno lenço colorado ao pescoço, ele empunha um pandeiro, no dia cinco de janeiro passado, no Terno de Reis que dedicamos ao amigo Odir Deantoni.


HISTÓRIAS QUE ME CONTARAM.
O Terno de Reis.
(Copiada da Wikipédia)
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII(8). Em pesquisa literária, feita por Pergo, levantou-se que a tradição da “Folia de Reis” chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização. Essa manifestação cultural era realizada em toda a Península Ibérica e era comum a ocorrência de doação e recebimento de presentes enquanto eram entoados cantos e danças nas residências da época. Baseado nessa argumentação, a Folia de Reis teria vindo ao Brasil no século XVI, cerca do ano de 1534, trazido pelos Jesuítas, e servindo como um instrumento na catequização dos índios e, posteriormente, dos negros escravos.
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos     Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.

FECHANDO A PORTEIRA.

Ainda via ficando aberta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galo Velho

Camaquã, Rio Grande do Sul, Brazil
Fundado em 05/07/1980, assim foi escrito em sua 1ª página do 1º Livro: “O que importa neste GALPÃO é que cada um saiba ser irmão do outro. Aqui terminou o patrão e o empregado; o pobre e o rico, o branco e o preto; o burro e o inteligente; o culto e o ignorante. Aqui é a INVERNADA DA AMIZADE e tem calor humano como tem calor de fogo. Nosso Galpão nem porta têm, está sempre aberto para quem buscar um abrigo. Neste Galpão os corpos cansados da lida diária encontrarão sempre um banco para descansar, e um mate amargo para a sede matar. Aqui o frio do Minuano não encontra morada, temos toda a Sant’Anna irmanada. A cada nascer de uma madrugada há de encontrar alguém aquentando fogo, buscando nas cinzas do passado, o Galo Velho que será, quando partir para a Invernada do Esquecimento. Ninguém será esquecido, se passar nesta vida vivendo como o nosso “Galo Velho” viveu, a todos querendo, sem nunca ter o mal no coração.”