domingo, 22 de setembro de 2019

Boletim 525.

ABRINDO E FECHANDO A PORTEIRA.

A Revolução Farroupilha II.

No final do século XVIII o mundo passara por uma forte transformação política, que somente na primeira metade do século XIX chegaria na nossa incipiente América do Sul. A Revolução Francesa com o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" inspirou a Revolução Farroupilha no seu lema "Liberdade, Igualdade e Humanidade".
Foi na luta farrapa que despertou o atavismo gaúcho, no amor ao solo, no apego de seus ideais, no desvelo à família e, na devoção ao seu cavalo, nosso verdadeiro "tanque de guerra". Na força do cavalo crioulo e na obediência à caiba do freio, podemos explicar porque nossa revolução durou 10 anos de lutas. 
Balbino Marques da Rocha assim o descreveu:
"Nas lutas da humanidade, nos planaltos e nas matas, o desenho das tuas patas foi o selo da verdade, sobre governos e ideias. Os povos foram plateias das tuas soberbas jornadas. Sombra de sol e lua, numa amplidão meridiana, disparastes na savana, e em noite medonha e crua, espicaçando em cruzadas, caraguatás e elecrins, teus cascos como estopins, estremeceram chapadas nas distantes alvoradas, retinidas de clarins!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galo Velho

Camaquã, Rio Grande do Sul, Brazil
Fundado em 05/07/1980, assim foi escrito em sua 1ª página do 1º Livro: “O que importa neste GALPÃO é que cada um saiba ser irmão do outro. Aqui terminou o patrão e o empregado; o pobre e o rico, o branco e o preto; o burro e o inteligente; o culto e o ignorante. Aqui é a INVERNADA DA AMIZADE e tem calor humano como tem calor de fogo. Nosso Galpão nem porta têm, está sempre aberto para quem buscar um abrigo. Neste Galpão os corpos cansados da lida diária encontrarão sempre um banco para descansar, e um mate amargo para a sede matar. Aqui o frio do Minuano não encontra morada, temos toda a Sant’Anna irmanada. A cada nascer de uma madrugada há de encontrar alguém aquentando fogo, buscando nas cinzas do passado, o Galo Velho que será, quando partir para a Invernada do Esquecimento. Ninguém será esquecido, se passar nesta vida vivendo como o nosso “Galo Velho” viveu, a todos querendo, sem nunca ter o mal no coração.”